“iTunes” Scam: Como se proteger?

itunes hacked

Nas últimas semanas, usuários do “iTunes” cada vez mais vêm denunciando atividades fraudulentas em suas contas na Apple e reportado casos em que centenas ou mesmo milhares de dólares foram desviados para compras fictícias.
Como os relatórios deste tipo de fraude tem aumento nas últimas semanas, muitos usuários foram rápidos em colocar a culpa na “Apple” ou no “PayPal”, isto porque, com relação a este último, muitas das contas afetadas no “iTunes” foram associadas a contas PayPal.
Mas o problema não pode ser atribuído a uma falha de segurança do software, nem pode ser corrigido pela aplicação de um “patch”. O problema, ao que parece, encontra-se na verdade com os usuários do “iTunes”.
Isso mesmo: os usuários do “iTunes” são os culpados pela falha no aplicativo de segurança do mesmo.
Hackers podem fazer compras fraudulentas em contas “iTunes” por terem obtido as senhas de usuários. Mas essas senhas não foram obtidas por invasão aos servidores da Apple.
E mais: fontes de Apple afirmam que “o “iTunes” não foi comprometido e que a empresa não tem conhecimento de qualquer súbito aumento nas operações fraudulentas.”
Em vez disso, ao que parece, os hackers estão obtendo senhas através do bom e antiquado “phishing scam”. Usuários do “iTunes”, muitas vezes não sabem como as contas foram comprometidas, mas parece que muitos estão simplesmente entregando seus nomes de usuário e senhas sem perceber.
Às vezes, eles estão fazendo isso na esperança de conseguir um bom negócio, como por exemplo, a compra de presentes online no “iTunes”.
Esta falha deveria ser óbvia, mas vale a pena repetir: Nunca revele seu nome de usuário do “iTunes” e senha a ninguém, exceto no próprio “iTunes”.
Você também deve mudar regularmente sua senha no “iTunes” e escolher uma senha segura.
Muitos usuários armazenam seus cartões de crédito ou conta PayPal junto de sua conta “iTunes”, então eles precisam digitar apenas um nome de usuário e senha para fazer uma compra. Uma vez que essa informação estiver armazenada, o valor da sua compra “iTunes” é automaticamente debitado do seu cartão de crédito ou conta PayPal. Se você não conferir a sua fatura de cartão de crédito regularmente, hackers podem acumular uma boa quantidade de compras no “iTunes” antes mesmo de você perceber que a sua conta foi comprometida.
Você tem algumas opções para evitar isso. Uma delas é remover o cartão de crédito ou as informações da conta PayPal que estiverem armazenadas no “iTunes”.
Isto significa que você terá que digitar estas informações manualmente toda vez que quiser fazer uma compra, o que poderia acabar sendo irritante. Se você decidir que quer manter a informação armazenada no “iTunes”, você deve vigiar regularmente sua fatura de cartão de crédito. Verifique se ocorreu atividade desconhecida na conta e o saldo regularmente, a fim de se certificar de que não houve qualquer atividade não autorizada.
E se houve atividade não autorizada em seu cartão? O que você deve fazer? A Apple recomenda que todos os usuários devem entrar em contato com as instituições financeiras que administram seu cartão de crédito para discutir cobranças não autorizadas. O PayPal afirma que reembolsa os clientes que foram atingidos por atividade fraudulenta em suas contas, e muitas empresas de cartão de crédito têm políticas idênticas.
A Apple também sugere que os usuários mudem suas senhas no “iTunes” imediatamente após qualquer acesso indevido, o que é bastante fácil caso ainda tenha acesso à sua conta “iTunes”. Mas alguns usuários têm relatado que os hackers, após acessarem suas contas no “iTunes”, mudam as senhas o que impede o verdadeiro titular da conta de acessá-la. Neste caso, você precisará redefinir a senha manualmente. Para fazer isso, você precisará ter seu “Apple ID” e acesso a uma conta de e-mail vinculada, ou você terá que responder às questões de segurança que foram fornecidos quando você criou seu “Apple ID”.
Se você está pensando que seria mais fácil começar de novo e simplesmente cancelar sua conta, bem, isso não é exatamente o caso. Não há nenhum link no “iTunes” que permite cancelar a sua conta de forma fácil, para isso, você terá que contatar diretamente a Apple. E se você decidir cancelar sua conta, você poderá perder o acesso a todo o conteúdo que você previamente adquiriu no “iTunes”.

Deixe uma resposta