CUIDADO: VOCÊ RECEBEU UM E-MAIL!

Cuidados com e-mail

Cuidados com e-mail

Recebeu um email de algum conhecido, vindo do exterior? Pense duas vezes antes de enviar qualquer tipo de ajuda financeira…
Parentes e amigos que vivem no exterior tendem a estar entre os mais vulneráveis a fraudes relacionadas a e-mail, onde a conta de uma pessoa é ilegalmente acessada e e-mails são enviados a procura de ajuda financeira. Existem diversos casos documentados em vários países do mundo, no qual um e-mail é enviado na tentativa de obtenção de ajuda financeira, oriundo de um conhecido em viagem pelo exterior.
O golpe é extremamente bem elaborado, tendo sido registrados casos nos quais os criminosos indicavam endereços nos países onde os supostos remetentes das mensagens deveriam estar a fim de serem efetuadas transferências ou remessa de dinheiro.
Informações de órgãos policiais de vários países sempre dão conta de que os criminosos mantinham o controle da caixa de mensagens de suas vítimas e conseguiam monitorar a sua movimentação durante a viagem realizada, utilizando esta informação para obter dinheiro de familiares e amigos.
Existem, também, casos documentados que dão conta de familiares e amigos que receberam mensagens de pessoas que estariam no exterior, as quais estariam enviando filmes e fotografias, mas na realidade acabavam tendo seus computadores infectados por vírus de computadores.
Em outros casos, um e-mail chega à sua caixa postal, aparentando ser oriundo da Microsoft e dizendo que há problemas com a sua conta de e-mail, solicitando então informações como seu nome de usuário, senha e país/território, para que se possa regularizar a situação.
Como foi dito anteriormente, trata-se de um golpe cuja única finalidade é obter suas informações pessoais para invadir sua caixa postal ou permitir que seu computador possa ser infectado para servir de base a outros golpes pela internet.

 Outros golpes:

 Em outras situações, seus amigos recebem algum e-mail enviado de sua conta pessoal, informando que você estaria retido em algum país estrangeiro depois de ter perdido sua carteira e documentos, e precisando de dinheiro para voltar para casa.
Os criminosos chegam ao requinte de enviar endereços no país indicado na mensagem para que possa ser efetuada a remessa de dinheiro, sendo certo que muitas agências de correio de outros países informam em seus sites endereços utilizados nestes golpes.
Numa outra variante deste tipo de golpe, um e-mail não solicitado é recebido de alguém que afirma trabalhar para o Banco Central da Nigéria ou para o governo nigeriano, ocasião em que pede algum tipo de auxílio para transferir fundos de empresas ou de espólios para algum país no exterior.
O golpe é completado após a troca de alguns e-mails, quando os criminosos pedem que seja efetuada algum tipo de transferência financeira para que os fundos sejam transferidos para o exterior, muito embora tão logo isto ocorra, a conta beneficiária e os criminosos desaparecem imediatamente.
Existem informações de inquéritos policiais instaurados em muitos estados do país, dando conta da existência de diversas vítimas que acabaram caindo neste tipo de golpe, o que reforça o conselho de nunca confiar em transações efetuadas por meios de correio eletrônico.
Ao viajar para o exterior, tenha o máximo de cuidado quando utilizar computadores em locais públicos, pois suas senhas e informações pessoais podem ser capturadas e sua caixa postal devassada.
Cuidado também ao utilizar computadores de estranhos, mesmo que eles se mostrem extremamente solícitos e amigáveis, pois você pode acabar sendo vítima de algum golpe ou permitir que parentes e conhecidos possam tornar-se vítimas de criminosos.

Deixe uma resposta